Ícone do site FV Almeida Prestação de Serviços Contábeis

Prazo de entrega do IRPF 2025 chegou ao fim; veja o que fazer se perdeu prazo

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 terminou. Saiba como declarar em atraso, quais as multas e como evitar problemas futuros com o CPF.

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 terminou nesta sexta-feira (30), após mais de dois meses aberto aos contribuintes. Quem estava obrigado a fazer o envio e não entregou dentro do período estipulado pela Receita Federal precisa agir o quanto antes para evitar maiores prejuízos. Saiba agora quais são os próximos passos e como regularizar sua situação.

Se você perdeu o prazo, ainda pode (e deve) enviar sua declaração o quanto antes. A Receita Federal continua recebendo os documentos, mas agora com a cobrança de uma multa por atraso, que varia conforme o tempo decorrido e o valor do imposto devido.

A multa começa a contar a partir do dia seguinte ao fim do prazo e é acrescida de juros com base na taxa Selic.

Como entregar a declaração em atraso

A entrega fora do prazo segue o mesmo procedimento da declaração regular:

E se eu for obrigado a declarar e não entregar?

Deixar de declarar o IRPF quando há obrigatoriedade pode gerar uma série de problemas:

É possível preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda atrasado do ano atual ou de, no máximo, cinco anos anteriores. Vale lembrar que, após esse período de atraso, é necessário ir pessoalmente a uma unidade de atendimento da Receita Federal para resolver as pendências.

Se você ainda não enviou porque teve dúvidas ou dificuldades, é possível buscar apoio com um contador ou até mesmo utilizar serviços online especializados. Quanto antes a regularização acontecer, menores são os impactos financeiros.

Pgf Propoe Descontos Para Pessoas Juridicas Pagarem Dividas Fv Almeida Prestação De Serviços Contábeis - FV Almeida Prestação de Serviços Contábeis

Sua avaliação é muito importante para melhorar cada vez mais o conteúdo
Sair da versão mobile